Criei este blog para a família e os amigos acompanharem meu dia a dia no Caminho de Santiago de Compostela, em maio/2009. É um diário pessoal.
Quem for lê-lo agora, após concluído, sugiro iniciar a partir das postagens mais antigas, clicando nos itens do Arquivo do blog, na coluna da direita, ou AQUI NO INÍCIO.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Espiritualidade x Religiosidade


Fiquei devendo uma resposta para o meu amigo Miguel Cruz (http://www.oykosmiguel.blogspot.com/ ) sobre espiritualidade no Caminho. Trata-se de tema muito particular, pessoal, íntimo, e nao vejo ninguém conversar a respeito. As pessoas sao bastante fechadas neste aspecto. Percebe-se bastante manifestaçoes religiosas. Alguns estao pagando promessas. Nos templos e principalmente quando se vê uma cruz há muitas manifestaçoes. Em respeito a religiosidade alheia deixo de comentar esses casos.

Da minha parte o Caminho tem três componentes significativas:
1. O Caminhar - o "trekking", o desafio dos 800 km, a aventura, o passeio por lugares históricos (+ de 20 séculos de história).
2. O Retiro (as igrejas costumam chamar de retiro espiritual) - deixar a casa, a família, os amigos, o trabalho, ficar sozinho um tempo, meditaçao, reflexao, preces. Isso poderia ser feito em qualquer outro lugar, mas a história do Cristianismo nesta regiao e do próprio apóstolo Tiago sao motivantes.
3. O Convívio com pessoas diferentes - Isto foi uma surpresa muito agradável, uma nova comunidade. Em contraponto ao Retiro, no Caminho nunca se está sozinho. São diferentes culturas, línguas, religiões. Os que estão no Caminho há tempo já se conhecem, se encontram, se desencontram, voltam a se encontrar. Caminham juntos, comem juntos. Se alguém precisar de alguma ajuda sempre vai ter.

Um comentário:

MIGUEL ANTONIO BRANDT CRUZ disse...

Ok, Edgar, sinto-me contemplado!